Perguntas frequentes

Qual o horário de funcionamento da Biblioteca?

A Biblioteca funciona das 9h30 às 12h e das 14h às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Quem pode utilizar a Biblioteca?

A Biblioteca dirige-se, em particular aos seminaristas e padres residentes no Seminário Diocesano de Aveiro, bem como aos funcionários da referida entidade tutelar. Por outro lado, numa perspetiva generalista (utilizadores externos), dirige-se à comunidade envolvente e à globalidade de investigadores e estudiosos credenciados, havendo as exceções que a Reitoria do Seminário considere oportunas. Não obstante a sua amplitude, no que respeita ao público-alvo, a prioridade da Biblioteca centra-se no apoio às atividades de formação e investigação científica. A entrada é livre e gratuita.
O fundo da Biblioteca poderá ser consultado gratuitamente sem necessidade de realizar nenhum requisito prévio à exceção do Livro Antigo, que requer preenchimento próprio para consulta.

Posso frequentar os serviços e utilizar os recursos da Biblioteca sem me registar como utilizador?

Pode. A Biblioteca é um serviço aberto a todos, pelo que a utilização local de espaços e serviços não necessita, obrigatoriamente, de estar registado como utilizador. Excetuam-se o serviço de empréstimo domiciliário e a consulta do Livro Antigo.

O que é necessário para me registar como utilizador da Biblioteca?

É necessário o preenchimento de uma Ficha de Inscrição e de um Termo de Responsabilidade, no qual o utilizador se compromete a cumprir o estabelecido no Regulamento da Biblioteca D. António Francisco dos Santos, apresentação de um documento identificativo oficial (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade), um comprovativo de residência (recibo de eletricidade, água, telefone) com data de emissão igual ou inferior a 4 meses, e uma fotografia atualizada. Os utilizadores internos encontram-se dispensados das duas primeiras formalidades. A inscrição de utilizadores com idade igual ou inferior a 15 anos implica autorização dos pais ou encarregados de educação, mediante o preenchimento do campo “Autorização”, na ficha de inscrição. Não estão associados quaisquer custos.

No dia que fizer a minha inscrição posso requisitar documentos?

Sim, poderá levantar documentos no próprio dia em que faz a inscrição como utilizador da Biblioteca.

Como posso encontrar um livro existente na Biblioteca?

Procedimento realizado presencialmente ou através do catálogo bibliográfico.
É possível localizar um livro em estante através da cota. A cota identifica um documento pelo seu assunto segundo a CDU – Classificação Decimal Universal e possibilita a localização do mesmo em estante.
A Classificação Decimal Universal é um esquema de classificação uniformizado e normalizado, amplamente usado em todo o mundo, que visa abarcar e organizar a totalidade do saber humano. Os assuntos são divididos em 10 classes, que se subdividem novamente de forma decimal, do geral para o particular.
A Biblioteca D. António Francisco dos Santos adotou o sistema de Identificação de Cores para Daltónicos que a torna inclusiva pela cor, através da aplicação do código ColorADD a todas as etiquetas e tabelas que identificam as diferentes classes de acordo com a CDU.

Peça ajuda ao técnico da Biblioteca.

O que é o Serviço de Empréstimo Domiciliário?

É o que faculta a cessão temporária de determinado número de documentos para fora do espaço físico da Biblioteca. Este serviço engloba as requisições, devoluções e renovações.

Quantos documentos posso requisitar e por quanto tempo?

As regras de empréstimo variam de acordo com o tipo de utilizador.

  • Aos seminaristas, sacerdotes e funcionários, é permitido o empréstimo de 5 documentos, em simultâneo, por um período de 15 dias úteis.
  • Aos utilizadores externos, é permitido o empréstimo de 3 documentos, em simultâneo, por um período de 15 dias úteis.

Como fazer para renovar uma requisição?

As renovações podem ser solicitadas presencialmente, por telefone ou através do email geral@biblioteca.seminarioaveiro.org, referindo o nome dos documentos e número de utilizador.

Quantas renovações se podem fazer?

Podem-se fazer duas renovações consecutivas, pelo mesmo período do empréstimo, desde que os documentos não estejam a ser solicitados por nenhum outro utilizador. A renovação pode realizar-se na Biblioteca diretamente, através de telefone ou por email geral@biblioteca.seminarioaveiro.org.

E se um livro que preciso estiver requisitado por outro utilizador?

Caso não haja um exemplar disponível, o utilizador poderá fazer uma reserva presencial, por telefone ou pode contactar-nos para o email geral@biblioteca.seminarioaveiro.org e será contactado assim que o livro estiver disponível para o requisitar. O utilizador perde o direito de o fazer se não proceder ao levantamento do mesmo no tempo útil determinado pela Biblioteca.

Quais as consequências no atraso na devolução de documentos?

O utilizador será penalizado por igual período de interdição de empréstimo. A penalização incide sobre cada obra individualmente e apenas se contabilizam os dias úteis.

Em caso de perda, roubo ou dano de um livro que tenho requisitado, o que devo fazer?

O utilizador deve contactar os serviços da Biblioteca para que possa repor o documento, de imediato, por um exemplar igual ou pagar o equivalente, sob pena de ficar impedido de solicitar novos empréstimos.

O que devo fazer se a Biblioteca não tiver um livro que preciso?

É possível sugerir a aquisição do livro, preenchendo o formulário disponibilizado para o efeito que se encontra na página da Biblioteca, pode também contactar-nos para o email geral@biblioteca.seminarioaveiro.org ou peça no balcão de informação o formulário, o qual será apreciado superiormente.

Posso oferecer obras à Biblioteca?

A Biblioteca recebe documentação sob a forma de livros e revistas especializadas nas diversas áreas do conhecimento, sobretudo Teologia. Outro material será analisado caso a caso. A integração das ofertas será analisada, tendo em consideração as orientações existentes na política de desenvolvimento das coleções da Biblioteca D. António Francisco dos Santos pelo que podem ser encaminhados para uma outra instituição onde possam ser devidamente utilizados. Apenas os documentos a incluir na coleção da Biblioteca serão objeto de tratamento técnico. A entrega dos documentos implica o preenchimento de um formulário próprio que deverá solicitar presencialmente ou enviando um email para geral@biblioteca.seminarioaveiro.org

Posso utilizar o meu portátil na Biblioteca?

Pode. No entanto, a sua utilização depende das tomadas de eletricidade existentes nas salas.