Sala de Aveiro

A sala de Aveiro contempla o fundo local da região aveirense, que segundo Henrique Barreto Nunes, “reúne todo o tipo de documentação e publicações referentes a uma determinada localidade, produzidas por essa comunidade ou com ela relacionada. Refere-se aos mais variados aspetos da sua vida, história e atividades.”

Nesta sala, igualmente em regime de livre acesso, encontram-se monografias sobre a história local, economia, etnografia e outros aspetos do distrito e às suas gentes naturais da região de Aveiro, ou embora não o sendo, com presença na Diocese, assumiram esta região como sua, destacaram-se ou destacam-se, deixando o seu legado em diferentes áreas, contribuindo de maneira significativa para a construção da região aveirense. Estão citados, na sua maioria, as personalidades com publicações existentes no fundo documental da Biblioteca.

Fazem parte integrante do fundo local as publicações periódicas sob a forma de jornais e revistas locais e também almanaques, anuários, folhetos, panfletos, brochuras diversas e roteiros de cariz local. Ao contrário das outras salas da Biblioteca, os documentos nesta sala não estão arrumados com base na CDU (Classificação Decimal Universal).



[1] NUNES, Henrique Barreto – A biblioteca e a memória da vida local. In “Da Biblioteca ao leitor: estudos sobre a leitura em Portugal”, 2ª edição. Braga, Autores de Braga, 1998, p.129