Espaços

“Uma sala sem livros é o mesmo que um corpo sem alma”
Cícero

No que respeita ao espaço destinado aos serviços públicos, podemos contemplar uma área com capacidade total de 262m2 constituída por 6 salas, as quais se distinguem pela natureza das atividades destinadas a cada uma delas. Assim, neste contexto, identificamos as seguintes secções: Receção e gabinete de trabalho – zona de referência e informação, reservada ao atendimento geral e empréstimos domiciliários e às devoluções. Local também destinado ao tratamento técnico documental.

.

 

Sala de periódicos

Zona de leitura informal destinada à leitura de periódicos, estudo informal.

.

Salas de leitura

Espaços destinados ao estudo e leitura, formalmente organizados e equipados para esta função tendo acesso livre ao conteúdo bibliográfico da Biblioteca e servindo de apoio ao trabalho individual e/ou e grupo dos utilizadores.

.

Sala de Aveiro

Reúne o fundo local da região aveirense – publicações periódicas e monografias relativas à história, economia, etnografia e outros aspetos relativos ao distrito e às suas gentes. Contém também livros de autores aveirenses, acerca da Diocese, publicações e biografias de bispos, bem como da padroeira da cidade de Aveiro, Santa Joana.

.

Sala do Fundo Antigo

De valor histórico incalculável, o espólio do Fundo Antigo do Seminário Diocesano de Aveiro é composto por cerca de 130 metros lineares de documentação, com limites cronológicos compreendidos entre os séculos XVI e XIX. As suas obras preservam ainda as encadernações originais, algumas em pergaminho. Ao nível dos conteúdos, encontram-se neste fundo variadíssimos assuntos, destacando-se o direito civil e canónico, teologia e filosofia. As obras estão escritas sobretudo em latim, castelhano e português.

EnglishFrançaisPortuguêsEspañol