Biblioteca D. António Francisco dos Santos

A Biblioteca D. António Francisco dos Santos foi inaugurada no dia 14 de novembro de 2019 pelo Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro Ramos.

O projeto de requalificação desta Biblioteca iniciou-se devido ao seu elevado interesse histórico e cultural e ao reconhecimento da sua utilidade para fins de investigação académica e uso dos agentes pastorais. A necessidade de transformar esta Biblioteca “fechada e morta” numa Biblioteca “acessível e útil” levou a reitoria do Seminário em 2013, apoiada pelo então Bispo da Diocese, D. António Francisco dos Santos, a encetar este projeto, sendo obra do arquiteto Cravo Machado.

A Biblioteca é pertença do Seminário Diocesano de Aveiro e serviu primeiramente a sua finalidade educativa, no âmbito das Ciências humanas, científicas, com uma particular incidência para as Humanidades e para as Ciências religiosas. Com o fim do ensino em regime de internato, à Biblioteca colocaram-se dois desafios: preservar e conservar o seu Fundo Antigo de forma a respeitar a herança passada e torná-lo acessível à investigação; atualizar as suas áreas temáticas de forma a redimensionar a Biblioteca à necessidade da Igreja Diocesana e à sociedade civil local.

De 1993 a 2017 o Seminário Diocesano acolheu o Instituto de Ciência Religiosas de Aveiro (ISCRA). O projeto de renovação espacial e temática da Biblioteca contempla a integração da Biblioteca do ISCRA cuja catalogação já se encontra em curso. Tendo em conta a implantação do Seminário Diocesano no Campus Universitário, a Biblioteca e o seu Fundo Antigo apresentam-se como uma mais-valia estratégica no âmbito da investigação nas áreas das Ciências religiosas, mormente no estudo da Teologia e das Religiões.

Com a inauguração da renovada Biblioteca, decidiu-se honrar aquele que foi o Bispo da Diocese de Aveiro entre os anos 2006 – 2014, D. António Francisco dos Santos. Com ele se iniciou este processo de renovação, o qual já não viu em vida. Procurou-se homenageá-lo neste projeto, de forma particular na sala do Fundo Antigo, proporcionando-se uma pequeno espaço a ele dedicado, com alguns objetos pessoais, particularmente as sua insígnias episcopais, livros, pagelas e honrarias civis, sendo encabeçado por uma pintura do Mestre Bessa, intitulada «Parto de Amarras soltas».

Nesta Biblioteca encontramos diversos espaços: Sala de Periódicos, Sala de Leitura, Sala de Aveiro e o Fundo Antigo.