Capela de Nossa Senhora do Rosário
Esta capela dedicada a Nossa Senhora situa-se no 1º andar do Seminário de Santa Joana Princesa e é um espaço de culto mais reservado para os sacerdotes, seminaristas e pré-seminaristas.
Inicialmente, esta capela possuía uma disposição tradicional, com bancos paralelos entre si e perpendiculares ao altar. Contudo, em 2016, sofreu uma remodelação, sob o trabalho do arquiteto Cravo Machado, sendo inaugurada, pelo Bispo D. António Moiteiro, no dia 7 de outubro, memória litúrgica de Nossa Senhora do Rosário.
Esta remodelação visou proporcionar um espaço litúrgico mais apropriado para a comunidade celebrante, mais reduzida, concedendo-lhe um cariz mais monástico.
Aquando desta celebração, foram também benzidos um cálice e uma patena da autoria do mesmo arquiteto, mistura do metal precioso com a madeira.
Do espaço litúrgico destaca-se a linha transversal que une o Ambão, o Altar e a Presidência, num misto de madeira e pedra e num jogo harmonioso com o teto e chão de tato antigo.
Inicialmente formavam um eixo diagonal na capela. Hoje formam um eixo central.
Destacam-se também as três telas contemporâneas que parecem rasgar a sobriedade pelo horizonte que perspetivam.
O Sacrário nasce da obra do escultor Paulo Neves a partir de um tronco de tília caído naturalmente no jardim do Seminário.
O calor da madeira aconchega e guarda histórias de Fé, quase como um hino Laudato Si’, este elemento natural traz tranquilidade e harmonia. Impele à oração.
Encontramos, por fim, a antiga representação do orago desta capela, a imagem de Nossa Senhora do Rosário. Esta imagem liga o Seminário à centenária história da Ordem Dominicana em Aveiro, ligada à Catedral, antigo Convento da Misericórdia, dos padres dominicanos e ao Convento de Jesus, das irmãs dominicanas, casa de vida e de repouso da nossa padroeira Santa Joana Princesa.
Fruir este espaço é uma verdadeira lição de vida e é um convite a reaprender a viver com serenidade e propósito.
- Capela na sua formatação anterior
- Inauguração em 2016




