Seminário de Santa Joana Princesa
Alternar a navegação
Início
Seminário Diocesano
Equipa 2024-2025
Pré-Seminário
Seminário Menor
A comunidade do Seminário de Santa Joana Princesa é formada pelos seminaristas e pela equipa formadora.
Seminário Maior
Igreja do Seminário
Pré-Seminário
Equipa do pré-Seminário
Inscrição no Encontro Inicial – 13 out
Inscrições
Encontro inicial – 13OUT24
Encontro Inicial do pré-Seminário, no dia 13 de outubro de 2024, entre as 15h00 e as 19h00.
Espaços
Notícias
Documentos
Plano Formativo do Seminário de Aveiro
Em breve teremos aqui o nosso plano formativo…
Carta de Bento XVI aos Seminaristas
CARTA DO PAPA BENTO XVI AOS SEMINARISTAS Queridos Seminaristas, Em Dezembro de 1944, quando fui chamado para o serviço militar, o comandante de companhia perguntou a cada um de nós a profissão que sonhava ter no futuro. Respondi que queria tornar-me sacerdote católico. O subtenente replicou: Nesse caso, convém-lhe procurar outra coisa qualquer; na nova Alemanha, já não há necessidade de padres. Eu sabia que esta «nova Alemanha» estava já no fim e que, depois das enormes devastações causadas por aquela loucura no país, mais do que nunca haveria necessidade de sacerdotes. Hoje, a situação é completamente diversa; porém de vários modos, mesmo em nossos dias, muitos pensam que o sacerdócio católico não seja uma «profissão» do futuro, antes pertenceria já ao passado. Contrariando tais objecções e opiniões, vós, queridos amigos, decidistes-vos a entrar no Seminário, encaminhando-vos assim para o ministério sacerdotal na Igreja Católica. E fizestes bem, porque os homens sempre terão necessidade de Deus – mesmo na época do predomínio da técnica no mundo e da globalização –, do Deus que Se mostrou a nós em Jesus Cristo e nos reúne na Igreja universal, para aprender, com Ele e por meio d’Ele, a verdadeira vida e manter presentes e…
Pastores Dabo Vobis
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL PASTORES DABO VOBIS DE SUA SANTIDADE JOÃO PAULO II AO EPISCOPADO AO CLERO E AOS FIÉIS SOBRE A FORMAÇÃO DOS SACERDOTES NAS CIRCUNSTÂNCIAS ACTUAIS INTRODUÇÃO 1. «Dar-vos-ei pastores segundo o Meu coração» (Jer 3, 15). Com estas palavras do profeta Jeremias, Deus promete ao seu povo que jamais o deixará privado de pastores que o reúnam e guiem: «Eu estabelecerei para elas (as minhas ovelhas) pastores, que as apascentarão, de sorte que não mais deverão temer ou amedrontar-se» (Jer 23, 4). A Igreja, Povo de Deus, experimenta continuamente a realização deste anúncio profético e, na alegria, continua a dar graças ao Senhor. Ela sabe que o próprio Jesus Cristo é o cumprimento vivo, supremo e definitivo da promessa de Deus: «Eu sou o Bom Pastor» (Jo 10, 11). Ele, «o grande Pastor das ovelhas» (Heb 13, 20), confiou aos apóstolos e aos seus sucessores o ministério de apascentar o rebanho de Deus (cf. Jo 21, 15-17; 1 Ped 5, 2). Sem sacerdotes, de facto, a Igreja não poderia viver aquela fundamental obediência que está no próprio coração da sua existência e da sua missão na história – a obediência à ordem de Jesus : «Ide, pois, ensinai todas as nações» (Mt 28, 19) e…
Presbyterorum Ordinis
DECRETO PRESBYTERORUM ORDINIS SOBRE O MINISTÉRIO E A VIDA DOS SACERDOTES PROÉMIO Intenção do Concílio 1. Este sagrado Concílio já por várias vezes chamou a atenção de todos para a excelência da Ordem do presbiterado na Igreja(1). Todavia, em virtude desta Ordem ter uma parte sumamente importante e cada vez mais difícil na renovação da Igreja de Cristo, pareceu muito útil tratar dos sacerdotes com mais amplitude e profundeza. As coisas que se dizem neste Decreto aplicam-se a todos os sacerdotes, sobretudo àqueles que têm cura de almas, com a conveniente adaptação quando se trata dos presbíteros religiosos. Com efeito, os presbíteros, em virtude da sagrada ordenação e da missão que recebem das mãos dos Bispos, são promovidos ao serviço de Cristo mestre, sacerdote e rei, de cujo ministério participam, mediante o qual a Igreja continuamente é edificada em Povo de Deus, corpo de Cristo e templo do Espírito Santo. Por isso, para que no meio das situações pastorais e humanas, tantas vezes profundamente mudadas, o seu ministério se mantenha com mais eficácia e se proveja melhor à sua vida, este sagrado Concílio declara e estabelece o seguinte. CAPÍTULO I O PRESBITERADO NA MISSÃO DA IGREJA Natureza do Presbiterado 2. O…
Optatam Totius
DECRETO OPTATAM TOTIUS SOBRE A FORMAÇÃO SACERDOTAL PROÉMIO Importância para a vida da Igreja O sagrado Concílio reconhece que a desejada renovação de toda a Igreja depende, em grande parte, do ministério sacerdotal, animado do espírito de Cristo (1); proclama, por isso, a gravíssima importância da formação dos sacerdotes e declara alguns dos seus princípios fundamentais, pelos quais sejam confirmadas as leis já aprovadas pela experiência dos séculos e se introduzam nelas as inovações que correspondam às suas constituições e decretos e à evolução dos tempos. Esta formação sacerdotal, por causa da unidade do mesmo sacerdócio, é necessária aos dois cleros e de qualquer rito. Portanto, estas prescrições, que se referem directamente ao clero diocesano, devem ser acomodadas na devida proporção a todos os sacerdotes. I. ESTABELECER-SE-Á EM CADA NAÇÃO UM PLANO DE FORMAÇÃO SACERDOTAL Adaptação das normas gerais pelas Conferências episcopais 1. Uma vez que não podem dar-se senão leis gerais para tão grande variedade de povos e regiões, estabeleça-se em cada nação ou rito um peculiar «Plano de formação sacerdotal que há-de ser promulgado pela Conferência episcopal (2), revisto periodicamente e aprovado pela Santa Sé. Por ele se acomodem as leis universais às condições particulares dos tempos e dos lugares,…
Bolsa de Estudos para Seminaristas
Serviço de Espiritualidade
Destaques
Contactos
Links
Vaticano
Diocese de Aveiro
Pré-Seminário de Aveiro
ADASA (Facebook)
Seminários de Lisboa
Agência Ecclesia
Conferência Episcopal Portuguesa
Holyart.pt – Arte Sacra e Artigos Religiosos
Pesquisar por:
cartaz-aveiro-pequeno
Tamanho:
150 × 150
|
212 × 300
|
750 × 1060
|
725 × 1024
|
320 × 200
|
1200 × 1696