O Seminário Diocesano de Aveiro tem três etapas:

  1. Pré-seminário.
  2. Seminário Menor.
  3. Seminário Maior.

1- O Pré-seminário

É uma antecâmara ao seminário propriamente dito. Nesta caminhada oferecida pela diocese, o que o jovem procura é discernir, com o auxílio da equipa formadora do pré-seminário, se Deus o chama a entrar no seminário. O pré-seminário divide-se em:

candidatos
5.º e 6º anos de escolaridade | encontros trimestrais

+novos
7.º e 8º anos de escolaridade | encontros mensais

+velhos
9º ano de escolaridade e seguintes | encontros mensais

+18
encontros trimestrais

O grupo dos candidatos é formado por jovens do 5º e 6º ano de escolaridade, que se encontram uma vez por trimestre no seminário, onde vão estabelecendo uma relação mais próxima com Jesus Cristo e vão colocando a hipótese de encetar uma caminhada em pré-seminário.

O grupo dos mais novos, é formado pro jovens do 7º e 8º ano, que se encontram uma vez por mês no seminário. Estes jovens têm já um compromisso assumido (de acordo com a sua maturidade) e vão fazendo uma caminhada de aprofundamento da sua relação com Jesus Cristo e de descoberta vocacional. É uma caminhada de crescimento, discernimento e descoberta, onde procuram perceber, em conjunto com a equipa formadora, se no seu futuro mais próximo, o Senhor os chama ao seminário menor.

O grupo dos mais velhos é formado por jovens do 9º ao 12º, que se encontram uma vez por mês no seminário. Estes jovens fazem uma caminhada que tem em vista um discernimento acerca da sua vocação e da sua entrada no seminário menor, ou seminário maior no caso dos jovens que estão no 12º ano.

Director
P.e João Santos

2- O Seminário Menor

É vivido no Seminário de Santa Joana Princesa. É formado por jovens que estão entre o 10º e o 12º ano. Seguindo o plano formativo, procuram aprofundar a sua relação com Jesus Cristo numa dinâmica de comunidade de seminário. Aí, procuram com a equipa formadora, discernir a sua vocação e a sua entrada para o seminário maior.

3- O Seminário Maior

É vivido nos seminários do Patriarcado de Lisboa. O Plano formativo que a Diocese de Lisboa oferece aos seminaristas tem duas grandes etapas: uma vivida no Seminário Patriarcal de S. José de Caparide e outra vivida no Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais.

No seminário de Caparide vive uma comunidade constituída pelo ano propedêutico, e pelo 1º e 2º ano do Curso Teológico. Esta comunidade procura, com a sua equipa formadora, fazer um discernimento profundo acerca da sua vocação, de forma a responder livre e solidamente à vontade do Senhor.

No Seminário dos Olivais, vive a comunidade constituída pelos 3º, 4º, 5º, e 6º ano. Esta seminário, seguindo-se ao de Caparide, tem uma componente mais pastoral, onde os candidatos ao sacerdócio, seguindo as linhas orientadoras de formação, e com a ajuda da equipa formadora, se vão configurando a Cristo – o Bom Pastor.

Partilhe:
  • Digg
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks