No dia 8 de Dezembro, às 16h, na Catedral da Diocese de Aveiro, será ordenado diácono o Nuno Duarte da Silva Queirós. Depois de ter feito o seu percurso formativo no Mosteiro de Singeverga (Roriz-Sto Tirso) dos monges beneditinos e na procura de uma resposta mais acertiva ao Deus que chama, o Nuno sentiu-se interpelado a uma espiritualidade diocesana e a servir a Igreja de Aveiro no ministério ordenado. É um momento de alegria para a nossa Diocese, de um modo particular para a Paróquia de Sto André de Esgueira onde passou dois anos da sua formação pastoral, e agora para a Unidade Pastoral de Águeda onde se encontra neste momento. Sentimo-nos também unidos à sua comunidade paroquial de S. Bartolomeu de Fontiscos que o tem acompanhado neste seu percurso vocacional.

Acolher o ministério diaconal é, em primeiro lugar, estar disponível para o serviço da Igreja de uma forma sacramental, naquilo que o Concílio Vaticano II afirma como a “diaconia da liturgia, da palavra e da caridade” (LG 29). É por isso, um ministério confiado pelo bispo diocesano para o assistir, e ao seu presbitério, no cuidado e serviço à comunidade dos fiéis. O Nuno será ordenado numa perspetiva de transição para o ministério presbiteral e por isso, aprenderá como diácono a essência da sua missão futura que é o serviço e o caridade pastoral das pessoas e comunidades que lhe serão confiadas.

Sintamo-nos uma Igreja diocesana em oração pelo Nuno Queirós e, de um modo particular, na celebração eucaristia da sua ordenação diaconal.

Padre João Alves

Seminário Diocesano de Aveiro