Serviço de Espiritualidade

O Serviço de Espiritualidade do Seminário de Sta Joana Princesa nasce como uma missão eclesial de valorização da espiritualidade de cada baptizado, com propostas que vão desde retiros, cursos, formações e acompanhamento espiritual e vocacional, e da vontade de optimização dos recursos, espaços e pessoas.

I – PROPOSTAS PROGRAMADAS 

26 de Outubro – Conferência com Pablo d’Ors, pelas 21h00

Pablo d’Ors é consultor da Pontifícia Comissão para a Cultura. Conferência com o título “A aventura do silêncio e da meditação”

27 de Outubro – Workshop com Pablo d’Ors, entre as 9h00 e as 12h30

Pablo d’Ors é consultor da Pontifícia Comissão para a Cultura. Worskhop sobre meditação, com inscrição até 20 de Outubro.

 28 de Janeiro, 9h-16h – Workshop sobre a vida espiritual.

Na tradição dos Padres do Deserto, o propomo-nos reflectir sobre a acédia. A acédia é, segundo Evagrio Pôntico, o estado mais depressivo da alma, em que a pessoa afectada perde a “tensão própria da alma”. Situação recorrente nos nossos dias, segundo alguns autores, pretendemos analisar a forma como este mal nos afecta, e qual a maneira de o prevenir e remediar.

11 a 12 de Março – Taichi e espiritualidade.

«É descobrir Deus no meu corpo e falar com Ele em movimento, sem dizer palavras.

Quando, ao alvorecer, vemos os chineses praticarem a ginástica do Tai-Chi Chuan nos jardins, a primeira impressão que temos é que se trata de uma dança, tal é a graça e a lentidão com que se executam os movimentos num encadeamento ininterrupto. No entanto, de um ponto de vista histórico, e pela análise do termo, é no âmbito das artes marciais que convém situar o Tai-Chi Chuan, pelo menos na sua origem.

Esta arte milenar chinesa visava preparar lutadores através da flexibilidade do corpo, da harmonia, do fortalecimento interno e não da energia bruta mas da energia espiritual. Curiosa esta “arte de luta” fundada em princípios tão saudáveis de manutenção da paz pessoal e colectiva! Mas não será a vida também uma luta? Uma luta pela felicidade quando a sociedade nos enche de pessimismo, pela alegria quando os olhares se perdem nas desilusões e pelo pouco respeito com o nosso corpo quando nos comparam com modelos belos e atléticos, mas estereotipados.

O Tai-Chi e Espiritualidade pretende ser um curso onde se ensinam os exercícios básicos desta arte marcial milenar chinesa, preparada para todas as idades, aproveitando os seus movimentos lentos e harmoniosos e através disto conhecer o corpo, encontrar Deus nele e aprender a rezar com o movimento.

Além da parte prática, serão propostos temas para reflexão individual e coletiva com o apoio de várias leituras da Bíblia que ajudarão a integrar o curso dentro do pensamento cristão, com uma forte componente na espiritualidade inaciana.

A proposta é que nos encontremos num lugar calmo e sereno(…), com jardins e espaço exterior, onde possamos sentir a natureza, estar à vontade e despertar para a oração.

Procurar a relação pessoal com Cristo no mais íntimo de cada um é sentir a obra única e maravilhosa da criação que é cada ser humano. Diz-se que “um pássaro prefere o ramo de uma árvore a uma gaiola de ouro”. Porque não abrir a porta e descobrir o ramo que me espera?» Diogo Sant’Ana

 

7 a 30 de Abril – Labirinto Espiritual

A fé, iluminando a nossa vida, não exclui dela o discernimento dos trilhos a percorrer. No decurso da Semana Santa, propomos um espaço de exercício ao discernimento espiritual num “labirinto” para aprofundarmos a vivência do Mistério Pascal.

6 de Maio – Workshop sobre a vida espiritual

13 e 14 de Maio – Caminhar com Santa Joana

Em ano de reflectir sobre a figura da nossa padroeira Santa Joana, eis uma proposta que nos pretende colocar a fazer o caminho de Santa Joana desde os limites da Diocese de Aveiro até ao lugar onde se encontra actualmente o seu túmulo.

16 a 18 de  Junho – Exercícios espirituais

Tempo de paragem para o encontro com Deus na oração. O Retiro é sempre o tempo de avaliar opções e trilhos percorridos e discernir o Amor de Deus nas nossas vidas. Será orientado por um elemento dos Amigos do Deserto, associação criada por Pablo d’Ors.

23 de Junho – Concerto na capela do Coração de Jesus

No dia da Solenidade litúrgica do Sagrada Coração de Jesus, um recital de música em atitude de louvor e contemplação da beleza do Amor de Deus mediante a música em agradecimento pela vida do Seminário e do Sacerdócio.

26 a 30 de Julho – Campo de férias Effethá
Em articulação com grupos de catequese e juvenis, existe a possibilidade da vivência no Seminário de campos de férias que valorizem a dimensão lúdica e desportiva própria do tempo de férias, bem como a dimensão espiritual e o horizonte vocacional característicos dos jovens em idade de secundário.

II – OUTRAS PROPOSTAS

Espaço de hospedaria
O espaço de hospedaria do Seminário está aberto a retiros de grupos, paroquiais ou diocesanos. Também está disponível àqueles que queiram, individualmente ou e grupo, viver um tempo de retiro, com possibilidade de acompanhamento e orientação personalizada.

Acompanhamento espiritual e vocacional
Segundo a disponibilidade e marcação, existe a possibilidade da realização de um acompanhamento que favoreça o crescimento espiritual da pessoa que procura, bem como o acompanhamento vocacional de jovens que queiram reflectir e aprofundar a sua vocação.

Partilhe:
  • Digg
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks