Seminário de Santa Joana Princesa
Alternar a navegação
Início
Notícias
Seminário Diocesano
Pré-Seminário
Seminário Menor
A comunidade do Seminário de Santa Joana Princesa é formada pelos seminaristas e pela equipa formadora.
Equipa Formadora
A equipa formadora do Seminário de Santa Joana Princesa é formada por: P.e João Miguel Araújo Alves (Reitor) P.e João Paulo Soares Henriques (Formador) P.e Ângelo Manuel Pereira da Silva (Director Espiritual) P.e Luís Manuel Barbosa de Oliveira (Director Espiritual)
Comunidade das Religiosas do Amor de Deus
Agenda
Seminário Maior
Notícias
Igreja do Seminário
Documentos
Plano Formativo do Seminário de Aveiro
Em breve teremos aqui o nosso plano formativo…
Carta de Bento XVI aos Seminaristas
CARTA DO PAPA BENTO XVI AOS SEMINARISTAS Queridos Seminaristas, Em Dezembro de 1944, quando fui chamado para o serviço militar, o comandante de companhia perguntou a cada um de nós a profissão que sonhava ter no futuro. Respondi que queria tornar-me sacerdote católico. O subtenente replicou: Nesse caso, convém-lhe procurar outra coisa qualquer; na nova Alemanha, já não há necessidade de padres. Eu sabia que esta «nova Alemanha» estava já no fim e que, depois das enormes devastações causadas por aquela loucura no país, mais do que nunca haveria necessidade de sacerdotes. Hoje, a situação é completamente diversa; porém de vários modos, mesmo em nossos dias, muitos pensam que o sacerdócio católico não seja uma «profissão» do futuro, antes pertenceria já ao passado. Contrariando tais objecções e opiniões, vós, queridos amigos, decidistes-vos a entrar no Seminário, encaminhando-vos assim para o ministério sacerdotal na Igreja Católica. E fizestes bem, porque os homens sempre terão necessidade de Deus – mesmo na época do predomínio da técnica no mundo e da globalização –, do Deus que Se mostrou a nós em Jesus Cristo e nos reúne na Igreja universal, para aprender, com Ele e por meio d’Ele, a verdadeira vida e manter presentes e…
Pastores Dabo Vobis
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL PASTORES DABO VOBIS DE SUA SANTIDADE JOÃO PAULO II AO EPISCOPADO AO CLERO E AOS FIÉIS SOBRE A FORMAÇÃO DOS SACERDOTES NAS CIRCUNSTÂNCIAS ACTUAIS INTRODUÇÃO 1. «Dar-vos-ei pastores segundo o Meu coração» (Jer 3, 15). Com estas palavras do profeta Jeremias, Deus promete ao seu povo que jamais o deixará privado de pastores que o reúnam e guiem: «Eu estabelecerei para elas (as minhas ovelhas) pastores, que as apascentarão, de sorte que não mais deverão temer ou amedrontar-se» (Jer 23, 4). A Igreja, Povo de Deus, experimenta continuamente a realização deste anúncio profético e, na alegria, continua a dar graças ao Senhor. Ela sabe que o próprio Jesus Cristo é o cumprimento vivo, supremo e definitivo da promessa de Deus: «Eu sou o Bom Pastor» (Jo 10, 11). Ele, «o grande Pastor das ovelhas» (Heb 13, 20), confiou aos apóstolos e aos seus sucessores o ministério de apascentar o rebanho de Deus (cf. Jo 21, 15-17; 1 Ped 5, 2). Sem sacerdotes, de facto, a Igreja não poderia viver aquela fundamental obediência que está no próprio coração da sua existência e da sua missão na história – a obediência à ordem de Jesus : «Ide, pois, ensinai todas as nações» (Mt 28, 19) e…
Presbyterorum Ordinis
DECRETO PRESBYTERORUM ORDINIS SOBRE O MINISTÉRIO E A VIDA DOS SACERDOTES PROÉMIO Intenção do Concílio 1. Este sagrado Concílio já por várias vezes chamou a atenção de todos para a excelência da Ordem do presbiterado na Igreja(1). Todavia, em virtude desta Ordem ter uma parte sumamente importante e cada vez mais difícil na renovação da Igreja de Cristo, pareceu muito útil tratar dos sacerdotes com mais amplitude e profundeza. As coisas que se dizem neste Decreto aplicam-se a todos os sacerdotes, sobretudo àqueles que têm cura de almas, com a conveniente adaptação quando se trata dos presbíteros religiosos. Com efeito, os presbíteros, em virtude da sagrada ordenação e da missão que recebem das mãos dos Bispos, são promovidos ao serviço de Cristo mestre, sacerdote e rei, de cujo ministério participam, mediante o qual a Igreja continuamente é edificada em Povo de Deus, corpo de Cristo e templo do Espírito Santo. Por isso, para que no meio das situações pastorais e humanas, tantas vezes profundamente mudadas, o seu ministério se mantenha com mais eficácia e se proveja melhor à sua vida, este sagrado Concílio declara e estabelece o seguinte. CAPÍTULO I O PRESBITERADO NA MISSÃO DA IGREJA Natureza do Presbiterado 2. O…
Optatam Totius
DECRETO OPTATAM TOTIUS SOBRE A FORMAÇÃO SACERDOTAL PROÉMIO Importância para a vida da Igreja O sagrado Concílio reconhece que a desejada renovação de toda a Igreja depende, em grande parte, do ministério sacerdotal, animado do espírito de Cristo (1); proclama, por isso, a gravíssima importância da formação dos sacerdotes e declara alguns dos seus princípios fundamentais, pelos quais sejam confirmadas as leis já aprovadas pela experiência dos séculos e se introduzam nelas as inovações que correspondam às suas constituições e decretos e à evolução dos tempos. Esta formação sacerdotal, por causa da unidade do mesmo sacerdócio, é necessária aos dois cleros e de qualquer rito. Portanto, estas prescrições, que se referem directamente ao clero diocesano, devem ser acomodadas na devida proporção a todos os sacerdotes. I. ESTABELECER-SE-Á EM CADA NAÇÃO UM PLANO DE FORMAÇÃO SACERDOTAL Adaptação das normas gerais pelas Conferências episcopais 1. Uma vez que não podem dar-se senão leis gerais para tão grande variedade de povos e regiões, estabeleça-se em cada nação ou rito um peculiar «Plano de formação sacerdotal que há-de ser promulgado pela Conferência episcopal (2), revisto periodicamente e aprovado pela Santa Sé. Por ele se acomodem as leis universais às condições particulares dos tempos e dos lugares,…
Bolsa de Estudos para Seminaristas
Serviço de Espiritualidade
Destaques
Contactos
Links
ADASA (Facebook)
Agência Ecclesia
Conferência Episcopal Portuguesa
Diocese de Aveiro
Holyart.pt – Arte Sacra e Artigos Religiosos
Pré-Seminário de Aveiro
Seminários de Lisboa
Vaticano
Pesquisar por:
Bem Vindo …